terça-feira, 23 de junho de 2015

Como calcular salgados para festa infantil

Um grande problema na hora encomendar ou fazer os salgadinhos para festa infantil está na quantidade total dos salgados. Fazer menos pode resultar na falta de comida durante a festa, mas exagerar na quantidade de salgadinhos pode gerar desperdícios.
Para não ter erros, vamos ensinar um cálculo médio da quantidade de salgados para festa infantil.

Horário da festa: festas infantis que acontecem no horário do almoço demandam mais salgados, já que as pessoas estão habituadas a almoçar neste horário. Já para as festas que acontecem a tarde, a quantidade de salgadinho não altera, pois a festa substitui o horário do café da tarde e a alimentação nesse horário é mais leve.
Para festas no horário do almoço e que não serão servidos outros pratos além dos salgadinhos, aumente no cálculo 4 salgados a mais por pessoa.
Idade dos convidados: após fazer a lista de convidados, separe-a em adultos e crianças (até 10 anos) para calcular os salgadinhos. Considere que duas crianças equivalem a um adulto, assim fica mais fácil para calcular os salgadinhos para festa infantil.
Cálculo médio*
  • Considere 12 unidades de salgadinhos por pessoa (adulto)
* Para festas que serão compostas por salgadinhos, refrigerante ou suco, bolo e docinhos e que tem duração média de 4 horas. Caso a festa seja composta por jantar ou almoço, a quantidade de salgadinhos é a metade (6 salgadinhos por pessoa).
Exemplo do cálculo de salgados para festa infantil: para uma festa que tem 30 adultos na lista e 40 crianças, primeiro é preciso “transformar” as crianças em adultos.
Como já explicamos, 2 crianças equivalem a um adulto. Então, nessa lista teríamos 20 crianças (já transformadas em adultos) e mais 30 adultos, o que no total daria 50 pessoas. Agora é só multiplicar o total dos convidados por 12 salgadinhos.
Ao multiplicar 50 pessoas por 12 salgadinhos, o total de salgados é de 600; ou seja, você vai precisar encomendar essa quantidade (600 salgados) para que seja suficiente entre os convidos.
Entendeu? É bem simples calcular!
Agora que você já calculou a quantidade de salgados necessária para a festa infantil, é preciso decidir a quantidade que irá encomendar ou fazer de cada tipo de salgado, mas para isso você vai precisar considerar o gosto dos seus convidados. Mas uma dica é sempre válida, coxinhas sempre são mais consumidas, então peça sempre mais coxinha!
Anotou as dicas de salgados para festa infantil? Assim fica bem mais fácil de programar e organizar a festa do(a) seu(sua) filho(a). Agora é só decidir quais serão os salgadinhos servidos na festa e calcular a quantidade de salgado por pessoa para a festa infantil; assim você evita que falte alimento ou que o desperdício seja exagerado.


Nenhum comentário: